FAQ/BU -  PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

 

Caso sua dúvida não esteja elencada nesta lista, você poderá fazer uma consulta através da email faq@bu.ufsc.br

 

AQUISIÇÃO 

BASE DE DADOS

CATALOGAÇÃO

DOAÇÃO

EMPRÉSTIMO

CAPACITAÇÃO OUTROS

INTERCÂMBIO

PERGAMUM

PERIÓDICOS

REFERÊNCIA

NORMALIZAÇÃO

ENSINO A DISTANCIA  

 

 

  QUESTÕES SOBRE O EMPRÉSTIMO 

 

 

1. Quem pode fazer empréstimos?

R. Aluno de graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, especiais, servidores docentes e técnico-administrativos, tutores do EAD e instituições conveniadas à UFSC.

 

2. Quantos exemplares poderão ser emprestados por usuário no Sistema de Biblioteca?

R. 10 livros; 10 dissertações, 10 teses; 10 CD-ROM; 02 vídeos em VHS; 02 vídeos em DVDs.

 

3. Quais materiais que não podem ser emprestados?

R. Obras raras, obras das coleções CESC e CEPU, publicações periódicas do IBGE, enciclopédias, bibliografias, normas técnicas e mapas.


4. Qual o prazo de empréstimo?

R. Aluno de graduação e especiais: 15 dias.

    Aluno de especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, servidores docentes e técnico-administrativos e instituições conveniadas: 30 dias.

    A renovação do empréstimo poderá ser feita pela quantidade de vezes necessárias, desde que a obra não tenha reserva ou esteja em atraso.

5. Qual material tem empréstimo especial?
R. Obra com tarja vermelha considerada “Consulta local”, dicionário de língua, técnico especializado e atlas de anatomia.

6. Quando é feito o empréstimo especial?
R. A partir das 7h30min de sexta-feira ou véspera de feriado.

7. Quando deve ser devolvida a obra de empréstimo especial?
R. Segunda feira, até às 22h ou próximo dia útil.

8. É possível emprestar dicionário de língua para fazer prova?
R. Sim, por até três horas.

9. Devolver a obra fora do prazo, paga-se multa?
R. Sim, R$ 1,00 (um real) por dia útil, por obra, conforme
RESOLUÇÃO NORMATIVA 08CC2012

10.
O sistema permite efetuar novo empréstimo se tiver multa pendente?

R. O usuário poderá somar um valor de até R$ 10,00 (dez reais). A partir de R$ 11,00 fica impossibilitado de efetuar qualquer operação em seu cadastro.


11. O sistema permite fazer renovação se tiver alguma pendência no cadastro?    
R. Não.

 

12. Como  proceder para efetuar o pagamento da multa?
R. Através de depósito bancário no Banco do Brasil, Agência 1453-2 Conta Única do  Tesouro Nacional: 15316315237288918. (mais informações)

Apresentar o recibo de depósito bancário no Balcão de Empréstimo da Biblioteca para dar baixa da multa. O pagamento deve ser no valor total da multa.


13. Como proceder para fazer renovação pela internet?

R. Acesse a tela de pesquisa do Pergamum, digitando na janela acima e à direita, a matrícula e senha,  entrando no cadastro. Clicar em renovação, selecionar todas ou a obra desejada e clicar em renovar. A renovação da obra será confirmada por e-mail.

14. A obra com reserva pode ser renovada?
R.  Não.


15. Onde retirar a obra reservada?
R. No Balcão de Empréstimo.


16. Qual prazo para retirar a obra reservada?

R. Sendo o primeiro da fila, tem o dia em que a obra ficou disponível mais o dia seguinte, os demais terão 24 horas.


17. Como tomar conhecimento da reserva disponível?

R. Através do recebimento de e-mail pelo sistema Pergamum ou através do .

18.
Se a obra foi extraviada, qual procedimento?

R. Deve-se fazer a reposição da mesma obra, no prazo máximo de 15(quinze) dias a partir do vencimento do empréstimo.

Dirigir-se ao Balcão de Empréstimo para comunicar e registrar em seu cadastro o extravio da mesma.
Na impossibilidade da aquisição da obra (esgotada ou não mais publicada), apresentar 3 (três) declarações emitidas pelo mercado livreiro da Praça e repor um título na mesma área de assunto, previamente indicado pela Divisão de Assistência ao Usuário ou Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação.


10. Quando é encerrado o cadastro na Biblioteca?
R. Para o aluno especial ao final de cada disciplina

    Para aluno de graduação quando trancar ou concluir o curso;
    Para aluno de especialização  quando  terminar o curso;

    Para aluno de mestrado e doutorado quando entregar a dissertação ou a tese;
    Para aluno especial quando vencer o período de vínculo;

    Para aluno pós-doutorado quando terminar o curso.

20. Qual documento é exigido da Biblioteca  pelas Coordenadorias para liberação de certificados?
R. É exigida a “Declaração de Nada Deve”, que deverá ser  retirada junto aos guichês de atendimento do Balcão de Empréstimo.

 

21. Usuários sem vínculo com a UFSC podem fazer empréstimos?

R. Não, mas poderão fazer consultas, fotocopiar, estudar e ter acesso a Internet.

 

22. Posso fazer empréstimos nas bibliotecas setoriais?

R. Sim, o sistema Pergamum é unificado.

 

23. Emprestei uma obra numa biblioteca setorial, posso devolvê-la em outra biblioteca.

R. Não, a obra deve ser devolvida na biblioteca onde foi emprestada.

 

24. . O que é serviço de auto-atendimento?

R. É o serviço que permite o próprio usuário realizar o empréstimo e devolução de material nos terminais de auto-atendimento, sem precisar se dirigir ao Balcão de Empréstimo.

 

25. Como proceder para efetuar o empréstimo?

R. Deverá tocar a tela na opção empréstimo, observar com atenção o que o sistema pede e finalizar o empréstimo. Quando não obtiver êxito no procedimento, dirigir-se ao Balcão de Empréstimo.

 

26. Como proceder para efetuar a devolução?

R. Deverá tocar a tela na opção devolução, observar com atenção o que o sistema pede e finalizar a devolução. Quando não obtiver êxito no procedimento, dirigir-se ao Balcão de Empréstimo.

 

27. Como ter certeza que a operação foi executada com sucesso?

R. O equipamento exibirá na tela uma mensagem que o empréstimo ou devolução foi efetuado com sucesso e será enviado por e-mail o recibo da operação.

 

28. Posso devolver material de biblioteca setorial no terminal de auto-atendimento?

R. Não, só da Biblioteca Central.

 

29. Material com data de devolução vencida pode ser devolvido no auto-atendimento?

R. Não.

 

30. Onde colocar o material devolvido?

R. Colocar no carrinho vermelho, que fica próximo aos terminais.

 

31. Esqueci minha senha

Para recuperar a senha de Acesso ao Usuário, somente em uma das Bibliotecas do Sistema - Central ou Setorial, o usuário deve comparecer ao Serviço de Empréstimo, apresentar a carteira de Identidade e criar uma nova senha.

 

 

 QUESTÕES SOBRE BASES DE DADOS

 

1. O que são Bases de dados?

R. Bases de dados são coleções de registros, normalmente gerenciadas por um sistema de busca.
As bases de dados variam em seu conteúdo (livros, artigos, páginas web, patentes, normas técnicas, periódicos, etc.)

2. Como faço para ter acesso a elas?

R. Há bases de dados de conteúdos gratuitos e restritos. As bases de conteúdos gratuitos estão disponíveis para qualquer pessoa sem custo. Já as bases de acesso restrito estão disponíveis apenas para assinantes e/ou instituições autorizadas.
Para orientar o usuário na escolha e no acesso às bases, a Biblioteca Universitária organizou listas, com as informações de acesso, conteúdo, área do conhecimento, tutoriais, etc. As listas estão organizadas da seguinte forma:

LIVROS ELETRÔNICOS

BASES ACESSO GRATUITO

BASES ACESSO RESTRITO


 

 

 

 QUESTÕES SOBRE NORMALIZAÇÃO

 

1. Como faço para ter acesso as normas da ABNT?


R. As normas da ABNT de documentação estão disponíveis no Serviço de Referência, piso superior da Biblioteca Central. Porém a biblioteca assina todas as normas da ABNT de forma eletrônica, para ter acesso a elas, veja as informações em:
http://www.bu.ufsc.br/consultasAcessos/SABERBasesAcessoRestrito.html


2. A Biblioteca oferece serviço de normalização?


R. Não, no entanto, oferecemos material didático e capacitação para orientá-lo nessa tarefa.

CAPACITAÇÃO - http://portalbu.ufsc.br/capacitacao/

MATERIAL DIDÁTICO - http://portalbu.ufsc.br/tutoriais-e-guias

 

 

 QUESTÕES SOBRE CAPACITAÇÕES

 

1. Como participar das capacitações oferecidas pela BU?


R. O programa de capacitação do usuário da BU oferece à comunidade UFSC (alunos, professores, técnico-administrativos e pesquisadores), treinamento no uso dos recursos de informação, para grupos de no mínimo dez pessoas, nas áreas de normalização, pesquisa e uso da biblioteca universitária:
Para maiores informações acesse:
http://portalbu.ufsc.br/capacitacao/


Oferece capacitações diversas, com INSCRIÇÕES ABERTAS a cada semestre.

Caso você queira assistir a um treinamento, já programado, consulte a agenda e solicite sua participação ao responsável.

 

 

 QUESTÕES SOBRE ENSINO A DISTÂNCIA

 

1. Sou aluno na modalidade a distância, como faço para utilizar os serviços da Biblioteca?

R. Acesse o Guia do aluno dos cursos a distância:
http://portalbu.ufsc.br/files/2011/03/TUTORIALEAD2013.pdf